Quanto tempo dura um implante ?

No artigo de hoje vamos responder a uma questão também bastante colocada por muitos leitores do blog, que nos vai chegando com muita frequência à nossa caixa de correio electrónico. Quanto tempo dura um implante dentário? Esta pergunta é muitas vezes colocada, mas nem sempre nos termos que deve ser feita, no caso de estarem a fazer contas a quanto vão gastar com este tipo de intervenção odontológica. Antes de avançarmos para a resposta, e caso ainda não saiba, leia o nosso artigo sobre quanto custa um implante dentário, e posteriormente, volte a esta publicação para saber o valor que necessitará para realizar e manter um implante.


implante dentario


Passando directamente à questão que vamos abordar no artigo de hoje, e tal como referimos, esta questão nem sempre é bem colocada, pois muitos dos nossos leitores quando fazem esta pergunta estão a referir-se ao implante e à prótese. Pois bem, convém referir que uma coisa é o implante dentário, o seu preço e durabilidade. Outra, é a prótese, o seu preço e a sua durabilidade. Para os que ainda não sabem a diferença entre prótese e implante, passamos a explicar: o implante, é o pequeno objecto cilíndrico, feito em titânio, que é implantado na estrutura óssea do paciente, na zona onde houve perda de um ou mais dentes. A prótese, por sua vez, é o dente artificial que é inserido no implante. Em seguida deixamos uma imagem onde facilmente se percebe a diferença entre uma e outra coisa:


implante dentario


Desfeita esta dúvida, passemos então a responder à questão colocada inicialmente, e desde já podemos avançar que temos boas noticias, pois tanto um implante dentário como uma prótese dentária, por norma, têm uma durabilidade muito grande, e quando dizemos muito grande, queremos dizer de muitos anos, como tal, pode desde já ficar mais descansado, pois apesar dos preços deste tipo de tratamentos serem muito elevados, trata-se de algo que não lhe vai fazer gastar muito mais dinheiro, tirando obviamente a parte dos cuidados de higiene e manutenção, cuidados muito importantes, e que passaremos a detalhar numa outra publicação, pois como já temos vindo a mencionar por várias vezes, o grande numero de complicações nos implantes dentários, acontece devido a um mau seguimento por parte do paciente, do plano de higienização que lhe foi passado pelo implantodontista.


  • Durabilidade do implante dentário: um implante, como referimos, é uma peça feita em titânio, e segundo relatos de especialistas que recolhemos em alguns portais de referência, é algo que pode durar muitos anos ou até para sempre, sendo que, o mínimo será sempre à volta de 15 anos. Para isso, é necessário bastantes cuidados de higiene específicos, além de ser também muito importante visitas regulares a um especialista, bem como um umas próteses de qualidade, pois esta estará em contacto permanente.
  • Durabilidade da prótese dentária: uma prótese dentária, é algo que já não dura tanto tempo, pois está sujeita a deteriorações de vária ordem e por várias razões, e dependendo do material em que é feita, a variação da sua durabilidade pode ser grande. No caso das próteses feitas em resina, a durabilidade média, segundo os mesmos depoimentos, situa-se na ordem dos cerca de 10/15 anos. No caso das de cerâmica, a informação que temos é que pode situar-se na ordem dos 20/25 anos.


Para finalizar, convém salientar que estes números não devem ser vistos como exactos, pois a durabilidade dos implantes e das próteses é muito relativa por estar sujeita a uma panóplia imensa de factores, que podem contribuir para a sua maior ou menor durabilidade, sendo que muitos deles estão fora das mãos e da responsabilidade do implantodontista.

Apesar de toda esta relatividade, já tem aqui uma ideia que é uma média da durabilidade deste tipo de tratamento. Esperamos ter sido úteis e elucidativos na medida do possível. Caso ainda permaneça com alguma dúvida, ou caso tenha informação útil a acrescentar a esta temática, não hesite, e entre em contacto através da caixa de comentários ou através do nosso endereço de correio electrónico. Prometemos ser breves a responder À sua solicitação.

Até à próxima.

Nenhum comentário: