A manutenção do implante dentário

No artigo de hoje vamos abordar uma temática também muito importante no que diz respeito a este tipo de tratamento odontológico: os cuidados a ter e a manutenção do implante dentário após a realização da cirurgia. Existem muitas dúvidas relacionadas com esta temática, como a alimentação e a higienização, e nas próximas linhas responderemos às perguntas mais pertinentes sobre esta temática. Obviamente que estas são questões que devem sempre ser colocadas ao seu médico especialista em implantodontia, e claro está que nenhum odontologista da área deixará de o informar sobre estes importantes aspectos, mas de qualquer das formas, a título de curiosidade, para os que estão a ponderar realizar um tratamento do género, passamos então a responder a algumas questões. Fique connosco.


implante dentario



  • A alimentação após a realização de um implante dentário:
    Logo após a realização da cirurgia há cuidados a ter no que diz respeito às alimentação, e por norma os médicos implantodontistas recomendam uma dieta à base de líquidos frios nos primeiros dias. Porquê?! Primeiro, porque é desaconselhável mastigar logo nos primeiros dias, por óbvias razões, e segundo porque o uso de alimentos frios contribuirão também para a cicatrização da zona onde foi realizada a intervenção cirúrgica. Por norma, este tipo de alimentação é recomendado nos dois a três primeiros dias, e após essa data o paciente já pode começar a ingerir alimentos com temperaturas mais elevadas. Após a primeira semana, o paciente pode então voltar à sua alimentação normal, sendo que, nesta primeira fase é aconselhável que não utilize a prótese para mastigar os alimentos, e que evite que os alimentos sejam mastigados na zona da cirurgia, porque como o processo ainda está em fase muito prematura de ósseo integração, uma pequena pressão sobre o implante pode intervir de forma negativa no implante, podendo até, em casos extremos, fazer com que a cirurgia tenha que voltar a ser repetida devido à movimentação do implante infligido por alimentos mais consistentes.
  • A higienização após a realização de um implante dentário:
    Este é um aspecto importante, não só para quem realizou um implante dentário, mas como para todos os que o querem evitar (ou seja, toda a população). A higienização é de facto o aspecto mais importante no que diz respeito à saúde bucal, pois se não realizada de forma correcta, faz com que resíduos alimentares se armazenem nos seus dentes e que lenta e progressivamente levem os mesmos à degradação, o que, em caso extremos pode então levar à necessidade de realização de implantes dentários. Como referimos no início este artigo, o odontologista/implantodontista que realizar a cirurgia vai certamente recomendar-lhe um plano de higienização, e este passará sempre por escovar os dentes várias vezes ao dia (isto aplica-se também a pessoas que não tenham implantes). Além disso, e dependendo de caso para caso, o cirurgião irá ainda recomendar o uso de outros produtos, que ajudam na limpeza da sua boca, dentição e gengivas, e que muitas vezes não pode ser feito com uma escova de dentes. A questão da higienização, assenta essencialmente, como referimos, em escovar os dentes várias vezes ao dia, tanto para pessoas que já realizaram um implante ou não. Posteriormente, quem já realizou um implante, terá ainda outras indicações por parte do implantodotista, sendo que estas variam de caso para caso.


Abaixo deixamos alguns vídeos sobre a manutenção dos implantes e a higienização bucal, num depoimento realizado por um conceituado professor da área da odontologia:

      

      

      


De qualquer das formas, o melhor que tem a fazer caso tenha dúvidas sobre estes aspectos, é questionar o odontologista/implantodontista que está a acompanhar o seu processo, pois este, tendo por base o seu historial e o diagnóstico clínico de saúde bucal, aconselhará mediante as suas necessidades.

Esperamos que este artigo lhe tenha sido útil de alguma forma. Caso permaneça com alguma dúvida, ou caso tenha alguma sugestão relacionada com o implante dentário, não hesite em nos contactar através do formulário de comentários que se encontra no final deste artigo.


Até à próxima!



Nenhum comentário: