O implante dentario

Depois de no artigo anterior termos feito uma pequena introdução à odontologia e ao implante dentário, onde facultamos informações a respeito desta duas temáticas, e em jeito de complemento deixamos alguns vídeos e ligações sobre o desenvolvimento desta área da saúde, no artigo de hoje vamos iniciar a nossa série de artigos dedicados a facultar informação sobre o implante dentário, sendo que hoje, discorreremos sobre em que consiste este tipo de tratamento, como é realizado, bem como os vários tipos de implante dentário existentes. Achamos importante facultar este tipo de informação ao nosso leitor, pois na eventualidade de estar interessado em realizar um tratamento do género, é conveniente informar-se a respeito do mesmo, de forma a que possa saber com mais detalhe a intervenção a que será sujeito.

Pois bem, como referimos no artigo anterior aquando da introdução ao implante dentário, este tipo de tratamento da área da odontologia tem por objectivo a implantação de próteses dentárias, unitárias ou totais, fixas ou removíveis, na boca do paciente. Este processo pode ser realizado de diferentes formas, consoante a necessidade do paciente, sendo os mais conhecidos o implante integrado no osso e o implante implantes subperiosteais.


tipos de implantes dentarios

odontologia



Em seguida, passamos a mencionar as características e os procedimentos necessários à realização de cada tipo de implante dentário mencionado acima:

  • Implante ósseo integrado - este é talvez o método mais utilizado em um processo de implante dentário, e o seu procedimento consiste na fixação de um parafuso de titânico nos ossos do maxilar. Posteriormente é inserida uma coroa que funciona como uma cavidade para a inserção do dente. É actualmente praticamente consensual que este tipo de implante é o mais eficaz e resistente, para os casos em que é possível realizar.

  • Implante subperiosteais - este é um tipo de implante especial dirigido a pessoas em que não é possível realizar o implante ósseo integrado. Isto acontece porque algumas pessoas não têm massa óssea suficiente e/ou resistente para a penetração do parafuso que segurará a coroa, e como tal é necessária a fixação em outra zona, nomeadamente no maxilar, junto da gengiva.


Estes tipos de implantes dentários acima mencionados são os mais comummente utilizados por médicos dentistas e clínicas especializadas em implantes dentários, sendo que, posteriormente, e conforme a necessidade do cliente é implementada uma prótese que pode ser uma das seguintes:

  • Prótese Overdenture - este tipo de prótese é amovível e destina-se, regra geral, a pacientes que pretendam implementar de 2 a 4 dentes. Sendo amovível, manter a higiene da mesma torna-se mais simples, mas esse não deve ser um factor a considerar aquando da sua implementação, mas sim a necessidade do paciente.

  • Prótese Protocolo - ao contrário da prótese anterior, a prótese protocolo caracteriza-se por ser uma prótese fixa, podendo apenas ser removida para qualquer tipo de fim, pelo seu médico dentista. Por ser um tipo de prótese em que os dentes estão todos juntos e em que o paciente não a consegue remover para limpar, é sempre aconselhável seguir alguns métodos de higiene e prevenção, de forma a evitar constantes consultas no seu dentista.


Estes são os implantes e as próteses dentárias mais conhecidas. Existem outras mais que são utilizadas mas não as mencionamos aqui por serem utilizadas com pouca frequência. Se porventura o leitor está a necessitar de um tratamento do género, esta informação não serve para decidir qual o implante ou prótese escolher, mas sim para dar umas noções sobre esta temática. Qualquer decisão a respeito do implante dentário ou prótese que irá inserir, terá que ser fruto de uma consulta no seu médico dentista, que mediante a avaliação do seu caso o aconselhará sobre a melhor opção.

Em seguida, e antes de terminar deixamos um vídeo com algumas perguntas frequentes sobre o implante dentário, e a respectiva resposta do um especialista:

        


Nos próximos artigos iremos abordar um pouco mais sobre estas técnicas de implantes, facultando, a título de curiosidade, alguns procedimentos realizados durante a cirurgia. Além disso, e porque constatámos que a pesquisa por clínicas que realizam implantes dentários no Brasil, bem como sobre os preços dos mesmos, criaremos também alguns artigos com listagens de clínicas por regiões e respectivos preços, bem como algumas dicas úteis para poder poupar dinheiro neste tipo de tratamento que é por vezes tão dispendioso.

Esperamos que tenha gostado deste artigo e que possa ter-lhe sido útil para algum fim. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão acerca desta ou outras temáticas relacionadas com a odontologia e o implante dentário, não hesite em nos contactar através do formulário de comentários que se encontra no final deste artigo.

Até à próxima.

Nenhum comentário: